Os sensores fotoelétricos são equipamentos modernos e versáteis, utilizados para detectar a presença de objetos com base na posição ou na intensidade da luz. Em geral, eles possuem longo alcance, medição sem contato, tempo de resposta ágil, detecção precisa e imunidade à interferência de luz ambiente.
Isso acontece porque eles utilizam o processo de emissão e recepção de raios de luz para detectar ou não a presença de objetos, independentemente da sua composição.
Esses sensores são bastante utilizados na indústria, devido ao seu amplo campo de atuação, diversidade de tipos, tamanhos, formatos, e capacidade de detectar diferentes tipos de material, cores, distâncias e etc.
A aplicação dos sensores fotoelétricos na indústria
Atualmente, existe uma gama cada vez maior de sensores industriais, capazes de auxiliar na automação das máquinas, otimização dos processos produtivos e modernização fabril como um todo.
Isso porque esses sensores, de modo geral, conseguem detectar as movimentações em máquinas de diferentes segmentos industriais e são utilizados nas mais diversas condições e estruturas.
Dessa forma, eles possuem funcionalidades, aplicações e características tecnológicas distintas, aptas para evoluírem juntamente com os processos fabris. Normalmente, utilizamos sensores como:
-
Indutivos;
-
Fotoelétricos;
-
Ultrassônicos;
-
Capacitivos;
-
Barreiras de segurança;
-
RFID
Para se ter uma ideia, uma pesquisa divulgada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) apontou que 73% das grandes indústrias já investem em automação industrial, através do uso de sensores, controlando assim a operação e auxiliando na tomada de decisões mais estratégicas.
Nesse cenário, os sensores fotoelétricos aumentam a capacidade de detectar materiais sem contato físico, já que eles detectam não só partes e peças das máquinas, mas também itens da linha de produção de forma adaptável e flexível em diversas circunstâncias.
Além disso, esse tipo de sensor pode emitir tipos de luz diferentes, sendo as mais comuns:
-
Luz vermelha: é visível e fácil de alinhar;
-
Luz infravermelha: é mais eficiente em condições variadas;
-
Laser: excelente em medições mais precisas e objetos pequenos.
Por fim, os sensores fotoelétricos atendem os mais diversos segmentos, como indústrias alimentícias, farmacêuticas e fabricantes de embalagens, proporcionando soluções eficientes para cada necessidade.
A PID Brasil é parceira da PEPPERL+FUCHS e tem as melhores soluções para a sua empresa. Entre em contato com os nossos especialistas!